Pauta do 1º Encontro Escola + Famílias 2017

1º momento: No pátio
• Boas Vindas
• Oração dos Pais pelos Filhos
• Apresentação da REDIZE

» MISSÃO:
Acolher e zelar pelas pessoas que constituem a comunidade escolar, contribuindo para que realizem sua vocação com ética, justiça e solidariedade.

» VISÃO
Ser uma rede comprometida com o aperfeiçoamento constante de suas ações educativas, caracterizando-se pela excelência dos serviços prestados, na realização da sua Missão Institucional.

» OBJETIVO GERAL
Fazer da Escola uma comunidade educadora que favoreça o desenvolvimento de todos os que a constituem, com base nos valores humanos e cristãos, centrados na Pedagogia Difranciana, nas Diretrizes da Igreja Católica e, nas Leis Vigentes, com foco especial nas crianças e jovens em formação, para que sejam cidadãos atuantes, criativos e comprometidos com tais valores.

• Apresentação da Escola Madre Nazarena Majone – Objetivos Educacionais + Tema do Projeto Político Pedagógico 2017
“Criança: Projeto Divino!”
“A essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.
O que elas amam são pássaros em voo e existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros.
O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”. (Rubem Alves)
• Apresentação da Equipe Majone
• Assuntos Comuns:
1. Recordar investimento em recursos humanos e materiais da Instituição, no ano de 2016, valorizando a parceria e o compromisso das Famílias com a Escola - Formação da Equipe Majone / Contratações do Sr. Marcos, nosso porteiro, que veio somar com a Irmã Evangelina na portaria da Escola + um funcionário portador de “Necessidade Especial”, agregando o nosso quadro / Reestruturação do espaço físico com a reforma do Integral + pintura “colorindo e alegrando diferentes ambientes” + adequações de segurança: bombeiros e ajustes “de força-elétrica” + aquisição de aparelhos ar condicionado, para a climatização de todas as salas / Reorganização de ambientes comuns para melhor aproveitamento dos mesmos e de seus recursos / Parceria com o curso de idiomas - Wizard / Reorganização dos horários de entrada e saída da Instituição / Projeto UNOi. Agradecemos e contamos com a fidelidade das Famílias para que façamos muito mais em 2017!

2. Calendário Letivo 2017 – Disponível na agenda do(a) aluno(a), site e Secretaria da Escola.

3. Agenda – A importância de preencher dados pessoais e atualizá-los sempre que necessário. Ênfase ao Calendário que vem favorecer a organização das Famílias, destacando que o mesmo pode sofrer alterações, mas tudo será reforçado através dos bilhetinhos, por isso, a importância “do visto/acompanhamento” dos responsáveis, diariamente. Atenção!

4. Uniforme – Frequência – Horário - São compromissos da Família com a formação de seu(ua) filho(a).
O uso do uniforme completo é obrigatório! Aguardamos até o término do mês de Fevereiro as adequações e, pós semana de Carnaval, sem contar com a tolerância reservada até então, solicitamos o cumprimento do mesmo e, para tanto, sua total atenção!
A assiduidade permite maior envolvimento do(a) aluno(a) com a aprendizagem, compreendendo as relações que se estabelecem entre as áreas de conhecimento e o seu melhor desenvolvimento, ao longo do ano.
Quanto aos horários, iniciamos as atividades, com um momento de oração por turno, no pátio da Escola, reflexo da identidade da Instituição, partilhada por todos que integram a Comunidade Educativa e possam se fazer presentes neste momento.

5. Mochilas – As mochilas na Educação Infantil não poderão ser de “rodinhas”, devem ser mochilas pequenas e adequadas a faixa etária, priorizando que os próprios possam carregar.

6. Os responsáveis não podem subir até as salas de aula para levar mochila ou, acompanhar a criança, nem mesmo no caso da Educação Infantil. Precisamos permitir que “nossos pequenos” possam conquistar a autonomia necessária e, para tanto, a Equipe está dando o suporte.

7. Identificação dos materiais / Objetos de valor - celulares – Todos os materiais e peças do vestuário do(a) aluno(a) deverão ser identificados com nome e turminha do(a) mesmo(a). A Escola não se responsabiliza por danos ou perda de objetos de valor/celulares. Portanto, fica expressamente proibida, a entrada com os mesmos.

8. Aniversário na Escola – Realizado com simplicidade, pois o tempo é muito curto... O bolo deverá ser surpresa (tem que vir cortado em pedaços), com o suco; nada de salgados, doces e lembranças, que acabam fazendo estender o tempo do lanche até que tudo se conclua, comprometendo a aula. Os familiares não poderão participar!

9. Alimentação Saudável – Prática que deve ser vivenciada em casa e na Escola... Por isso, primamos pela conscientização, oportunizando o “Dia do Lanche Saudável”, que acontecerá toda segunda-feira. Neste dia, o lanchinho deverá contar com frutas, sucos, leite, cereais, entre outros, conforme realidade de cada Família. Com esta iniciativa, fica o desejo de serem todos os dias da semana, “Dia de Lanche Saudável”. O envolvimento da Família é indispensável para o efetivo sucesso dessa proposta!
Importante destacar que o lanchinho oferecido na Escola, é para atender a uma emergência da Família, mas, contaremos também com opções saudáveis para nossas crianças.

10. Parceria com o Projeto UNOi – Inovação e interatividade sem perder a tradição - 50 anos fazendo educação!!!

2º momento: Em Sala de Aula com a Professora
• Assuntos específicos por turma, conforme adequação e interesses da faixa etária.

1. Considerações da Professora sobre procedimentos e conteúdos específicos de sua turma

2. Ciranda do Livro, Ciranda da Notícia e Semeando Leitores – Atividades que desenvolvem e aprimoram a vivência e o gosto pela leitura. Especificidades, conforme a realidade da turma.

3. Portfólio – Instrumento que apresenta um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo dos bimestres, traçando um perfil do(a) aluno(a) e de seu desenvolvimento no ano. Este material será enviado para casa bimestralmente para apreciação e cumprimento da “tarefinha” que compete à Família executar. Indispensável o comprometimento dos responsáveis neste processo... Atenção!

4. Presença da Família nos Encontros Bimestrais e Eventos da Escola – Responsabilidade primeira da Família!

5. Agradecimento pelo tempo dedicado ao que tens de mais precioso – Seu(ua) Filho(a)! Ele(a) merece!!!

Comprometidas com os ideais REDIZE, buscamos atender às necessidades atuais e privilegiar os Educandos, com tudo o que se faz necessário para o seu desenvolvimento - sua formação!
Agradecemos a confiança e a parceria de sempre!
Até o nosso próximo Encontro! Excelente 2017!



Rua Euclídes da Cunha, 191
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tels.: (21) 2589-9521
contato@escolamajone.com.br