Proposta Pedagógica

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Educando com Amor e para a Vida, unimos tradição, acolhimento, inovação e excelência em educação, fazendo da nossa Escola uma referência!

Numa sociedade em contínua mobilidade, buscamos com sensibilidade no ser e no fazer educativo, formação fundamentada em valores humanos e cristãos, promovendo com responsabilidade e intencionalidade, um ensino de qualidade, com sólido corpo de conhecimentos que se articulam com a realidade em que vivemos.

Para tanto, considerando as necessidades atuais educacionais e sociais, a partir da participação e autoavaliação de toda a Equipe Pedagógica, individualmente e em sua coletividade, atendendo a Legislação Vigente, elaboramos anualmente, as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo e com objetivos bem definidos. Ao longo desse processo e conforme andamento das atividades, avaliamos o desenvolvimento, visando uma aprendizagem prazerosa e significativa.

O conjunto dessas Ações Pedagógicas é o eixo central de nossos trabalhos, reflexo daquilo que acreditamos e desejamos realizar com sabedoria, zelo, ternura e compaixão, com Jesus do Rogate. Estamos trabalhando a partir do tema gerador: “CRIANÇA, PROJETO DIVINO!”, à luz dos ensinamentos de Santo Aníbal Maria, projeto esse assumido por todos que fazem parte da Família Majone.

JUSTIFICATIVA
A Escola Madre Nazarena Majone é uma instituição educativa confessional, católica, apolítica e filantrópica, que revela sua ação educativa na sociedade e na Igreja, marcada pelo “Divino Zelo do Coração de Jesus”, uma vez que, para Santo Aníbal Maria, “o verdadeiro segredo da educação é o amor” e ainda: “é preciso amar os educandos em Deus, com profundo entendimento da caridade, com caridade terna, materna e paterna: este é o segredo dos segredos para atraí-los a Deus e salvá-los. É preciso tratá-los com muito afeto e doçura”. Fundamentada nos princípios humanos e cristãos e comprometida com a manifestação do cuidado de Deus para com as suas criaturas, visa o desenvolvimento integral do ser humano, com a missão de zelar pelo cumprimento do mandato de Cristo: “Rogai ao Senhor da Messe para que mande operários à sua Messe” (Lc 10,2).

O Projeto Político Pedagógico, atendendo as exigências da LDB 9394/96, constitui-se um conjunto de diretrizes que norteiam, a elaboração e a execução dos planejamentos de uma Escola, definindo sua identidade, princípios e normas que iluminam a ação pedagógica cotidiana, unificando a linha de trabalho e o fortalecimento da comunidade educativa, sob a luz do Rogate.

Educar para um mundo em contínua mobilidade requer comprometimento e sensibilidade no ser e no fazer educativo para formar pessoas plenas em suas dimensões: cultural, ética, política, sócio-afetiva e religiosa, e ainda torná-las capazes de conviverem com mudanças, mobilizados pelo desejo de transformação, a partir dos princípios evangélicos, do magistério da Igreja, bem como da legislação vigente.


Rua Euclídes da Cunha, 191
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tels.: (21) 2589-9521
contato@escolamajone.com.br